sábado, 18 de abril de 2009

A Democracia é o melhor regime de governo?

Nos dias de hoje vale refletir sobre nosso sistema de governo, a Democracia.

Para que possamos ter uma idéia resumida porém clara, vamos colocar em âmbito menor usando analogias, mas não sem antes entendermos o que significa.

Democracia Demo+cracia - Do Grego Demos que significa Povo, ou seja, o governo do povo ou da maioria.

Será que a maioria sabe o que é melhor? Ja dizia o Filósofo, a maioria é burra.

Vamos entender porque... Não quer dizer que a maioria das pessoas são burras, quer dizer que a maioria das pessoas não entende a fundo a arte da política, da mesma forma que a maioria não entende a fundo como fazer um tratamento de canal em um paciente ou um projeto arquitetônico.

Digamos que você tem uma tremenda dor de dente, irá procurar o conselho de 1 dentista, ou talvez vai preferir a opnião de um arquiteto, um engenheiro, um marceneiro e um administrador?

Lembre-se que são 4 contra 1. Se seguissemos raciocínio da democracia, teoricamente 4 vale mais do que 1, mas justamente quando sai do teoricamente para entrar na prática é onde os problemas começam.

Sem mais, se nos remetermos ao Egito Antigo, o regime de governo era a Aristocracia, ou seja, Aristo+cracia, Aristo vem do Grego e deriva em Sábio ou Apto. O Governo dos mais aptos ou o Governo dos Sábios. O Faraó era responsavel por tudo no Egito, se uma colheita não saisse bem por causa de uma tempestade, ele era o responsável.. Hoje o que vemos é cada qual jogando a responsabilidade para o outro, e não é de se estranhar, pois ninguem tem poder para mudar as coisas, unicamente que foi inserido em um cargo de poder, e por isso se corrompe, não sustenta.

Em Roma por exemplo, se decermos do Imperador abaixo na hierarquia vamos encontrar os Senadores romanos. Existia uma lei em que um senador romano após o termino de seu mandato não poderia ter acrescido nem mesmo 1 centavo ao seu patrimonio. Hoje em dia é melhor nem entrarmos em detalhes.

Mesmo na Grécia onde se implantou a Democracia, a verdadeira democracia, não eram todas as pessoas que tinham direito a dar sua opnião votando, apenas os cidadãos, mas para entendermos o que era um cidadão, este não apenas fazia uma carteirinha e pronto, existia toda uma formação e provas, antes do indivíduo se formar cidadão.

O assunto assim fica muito nebuloso quando temos que falar sobre civilizações antigas, esbarramos em termos que significavam uma coisa e hoje seu significado foi totalmente distorcido.

A!

Tags

Filosofia Esoterismo Carlos Castaneda Buda História Ocultismo Toltecas Artes Marciais Ciência Política Don Juan de Matus Religião Budismo Consciência Educação Física Quântica Inteligência Jedi Mestres de Sabedoria Mistério Star Wars Zen Budismo A erva do diabo Albert Einstein Artes Culpa Deus Emoções Energia Gregos Hinduísmo Intuição Jesus Liberdade Maya Medos Natureza Platão Psicologia Renascença Renascimento Sith Tempo Teorias de Conspiração Universo Vibrações Virtudes Vontade enfrentar os medos iChing medo Alcorão Amit Goswami Amizade Apolônio de Tiana Asceta Astrologia Baghavad Gita Bardo Thodol Bem Bom Budhi Bíblia Carlos Castaneda expansão da consciência Carma Cortesia Cosmos Criança Cristianismo Céu Darth Vader Desinformação Deuses Dhamaphada Discípulo Diálogo Ecologia Escola de mistérios Esparta Espreita Espírito Fadas Faraó Fogo Física da Alma Guerreiro HPB Helena Petrovna Blavatsky Hierofantes Humor Idealismo Inferno Krishna Linhas de Força Livros Logos Magia Maomé Matrix Mecânica Quântica Michel Echenique Isasa Mitos Moral Morte Música O fogo interior Orfeu Ovo de Luz Pacto Pirâmides Poluição Problemas Profecia Psicossomatica Reis Romanos Sabedoria Saltimbancos Samurai Saúde Sebos Sentimentos Ser magoado Skywalker Sol Sábios Sócrates Terra Tradição Triângulo Ventos Astrais Violência a voz do silêncio aceitação afrodite ansiedade apolo ares arthemis arthemisa atena athena coragem destino deuses gregos dionísio doutrina secreta espartanos feliz dia das mães ficar magoado ideais idéias krishnamurti lu andarilho lu conduta marte mágoas o poder do silêncio o presente da águia objetivos os 300 os 300 de esparta polaridade consciência portões de fogo provérbio raiva reencarnação silêncio stress teoria quântica termópilas